O mercado imobiliário brasileiro tem muitas fases na sua história de consolidação e as perspectivas estão sempre se transformando. Realizamos uma análise das tendências de imóveis para que você fique atualizado sobre o cenário recente do setor.

Queda dos juros

As taxas de juros têm registrado queda e isso tem animado o setor. Isso ocorre porque a taxa básica de juros, a Selic, se estabilizou e influenciou a redução dos juros para crédito imobiliário.Com juros menores, as pessoas podem voltar a planejar a compra do seu imóvel. Seja para morar ou para investir, o cenário anima os compradores porque eles podem contar com a valorização futura do imóvel para ter um bom retorno do investimento.

Financiamento

A tendência de queda da taxa de juros também torna positiva outra análise: a de financiamento imobiliário. Seja por vias bancárias, como na Caixa, que é a principal operadora de crédito, ou diretamente com as construtoras ou incorporadoras. Financiar diretamente com a incorporadora pode ter vantagens, como a redução da burocracia.

Estratégias para imobiliárias e incorporadoras

A tendência é de fortalecer a estratégia de divulgação dos imóveis. É na internet que as pessoas procuram informações sobre o mercado e avaliam anúncios. Também é online que as estratégias de imobiliárias e empresas do setor devem aumentar.

Presença em redes sociais, canais de comunicação com os clientes e investimentos em marketing digital devem crescer ainda mais. Quem não acompanhar essa tendência pode ficar para trás.

Sustentabilidade

Conceitos sustentáveis são importantes não só para valorizar imóveis, mas para ajudar a preservar o meio ambiente. Pode ser explorado durante a construção e em detalhes de decoração. Como exemplos, podemos citar aproveitamento de luz natural, reaproveitamento de água da chuva, reciclagem, painéis solares, dentre outros.  

Paisagismo

Não importa se falamos de um apartamento pequeno ou uma casa mais espaçosa. Em condomínio, dentro ou fora de casa, projetos de paisagismo são cada vez mais valorizados. Eles tornam o ambiente mais bonito, atraente e ainda podem melhorar a qualidade do ar.

Automação

Automação residencial chama muita atenção, especialmente no quesito segurança com integração de câmeras e alarmes. Também ajuda no conceito de sustentabilidade, já que pode reduzir o consumo de energia elétrica e água.

O que esperar para os próximos anos?

A análise de especialistas nos últimos tempos indica um crescimento no mercado imobiliário. Isso deve ser impulsionado pela expectativa de aumento no crédito e da queda de juros. Se essas perspectivas se concretizarem, o cenário deve ser de ampliação do poder aquisitivo das pessoas que sonham em deixar o aluguel e conquistar a casa própria.

Gostou desta análise e está pensando em comprar um imóvel?Conheça nossas opções!

Fontes:

https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,caixa-reduz-juros-do-credito-imobiliario-em-ate-1-25-ponto-porcentual,70002270241https://exame.abril.com.br/negocios/dino/perspectivas-do-mercado-imobiliario-em-2018/
https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2018/04/04/internas_economia,948838/mercado-imobiliario-recupera-o-folego.shtml
http://www.ingaia.com.br/as-8-maiores-tendencias-para-o-mercado-imobiliario-em-2018/http://www.imovelweb.com.br/noticias/socorretor/mercado/4-tendencias-imobiliarias-para-os-proximos-anos/http://www.ingaia.com.br/imoveis-sustentaveis-entenda-essa-nova-tendencia-do-mercado-imobiliario/
(Visited 164 times, 1 visits today)