Trocar o seu imóvel atual por outro pode render um excelente negócio. No mercado imobiliário essa troca é chamada de dação e é muito comum quando as pessoas entendem que chegou a hora de mudar de endereço. A dação pode fazer com que a transação seja mais ágil do que se você tivesse que colocar seu imóvel à venda no mercado para só depois comprar um novo.

No entanto, uma das dúvidas mais comuns quando se trata desta troca é sobre a valorização do imóvel. Afinal, comprar um imóvel não é uma transação barata e ninguém quer sentir que está perdendo dinheiro. Essa preocupação é natural, mas saiba que existem algumas maneiras de agregar mais valor à residência para que você não tenha prejuízos na venda. Confira nossas dicas!

Acabamento de qualidade

Se o imóvel precisa de uma reforma para a valorização, invista em materiais de qualidade, principalmente no acabamento. Itens de primeira garantem que o acabamento terá durabilidade, o que vai agregar ainda mais valor ao imóvel. O investimento pode ser um pouco maior, mas a qualidade diminui a necessidade de manutenção a curto prazo.

Decoração

Capriche na ambientação para valorizar o imóvel. Aposte em cores neutras nos acabamentos e pintura, assim, as chances de vender o imóvel mais rápido aumentam. Cores ou materiais que não sejam neutros acabam limitando o público que pode se interessar pelo imóvel.

Ainda que sua intenção seja a troca na compra de uma residência nova, o comprador pode estar interessado no potencial de revenda do seu imóvel atual. Assim, não se preocupe com a personalização ou com seus gostos pessoais na hora de reformar ou decorar sua casa. Neste momento, o que vale é investir no que pode ajudar na valorização dela.

Manutenção em dia

É importante que a manutenção de itens importante, como portas, janelas, armários embutidos, gessos e quaisquer tipos de instalações estejam em dia. Se o imóvel precisar de muito reparos, será difícil conseguir uma boa valorização na troca por outro.

Ligações elétrica e hidráulica

As condições das ligações elétrica e hidráulica da casa também fazem diferença. Se houver vazamentos em canos e torneiras, contrate um especialista para realizar a avaliação e o reparo do problema. O mesmo vale para caixas d’água, se o imóvel para o qual você busca a valorização for uma casa.

É igualmente essencial cuidar da rede elétrica, analisando se tomadas e interruptores estão funcionando corretamente. Você também pode contar com um prestador do serviço para realizar esta tarefa, se preferir.

Documentação regular

A documentação do imóvel tem alguma irregularidade? Procure resolver as pendências o quanto antes. Qualquer problema neste sentido pode comprometer o valor do imóvel e até comprometer a possibilidade de troca por outro. Não deixe para depois a regularização dos documentos porque você pode não ter tempo hábil para resolver tudo.

Todos estes cuidados podem ajudar na valorização do imóvel quando ele passar pela avaliação. Assim, seu objetivo de adquirir a casa nova vai ficar ainda mais perto e acessível. Está interessado em colocar seu imóvel como dação na troca por um Censi Fisa? Clique aqui:

(Visited 78 times, 1 visits today)