As caxienses CENSI e FISA, que em conjunto já construíram aproximadamente 500 mil metros quadrados distribuídos em 2,5 mil unidades de empreendimentos residenciais e comerciais de alto padrão, anunciam hoje dia 15 de agosto a fusão das empresas e um ambicioso plano de expansão, que torna a CENSI FISA, como será denominada, a maior incorporadora destinada à alta renda, com capital totalmente gaúcho.

A CENSI FISA possui escritórios em Caxias do Sul e Porto Alegre e desenvolverá seus projetos inovadores e sofisticados em construção civil com foco de atuação em Gramado, Caxias e Porto Alegre. Já tendo entregue 73 empreendimentos de alto padrão, e com 7 novos em andamento, a nova companhia planeja o lançamento de 14 novos empreendimentos destinados à alta renda nos próximos 3 anos, concentrados nos valorizados bairros Exposição, em Caxias do Sul, e Bela Vista, em Porto Alegre, totalizando mais de R$ 1 bilhão em VGV – Valor Geral de Vendas.

A fusão é resultado de um minucioso processo de alinhamento de objetivos estratégicos, mas que contou com a convergência de perspectivas e de visões quanto ao futuro do setor de construção civil no Brasil, e sobretudo no Rio Grande do Sul. “Somos muito otimistas quanto às perspectivas econômicas do país, vislumbramos anos de crescimento vigoroso do Brasil pela frente, com expansão da renda das famílias, maior disponibilidade de crédito e importante valorização de ativos reais, como é o caso dos imóveis, e por isso queremos investir com vigor no segmento de construção civil nos próximos anos”, salienta Daniel Zarth, que junto com o irmão Fabrício Zarth são os acionistas do Grupo Zarpp, importante e expressivo grupo econômico gaúcho, que além do controle da Fisa, detém investimentos em outros diversos setores da economia, como comércio, mídia eletrônica, serviços financeiros, agronegócio, imobiliário e indústria.

“Sempre tivemos um claro e dedicado foco no nosso cliente e nos mínimos detalhes dos empreendimentos que desenvolvíamos para ele, numa quase obsessão em entregar algo exclusivo, luxuoso, sofisticado, e ao mesmo tempo em mantermos um estreito relacionamento com esse cliente, mesmo após a entrega de nossas obras. Desde que começamos a conversar sobre as potencialidades de atuarmos em conjunto, num ambicioso plano de crescimento para a CENSI FISA, só conseguimos enxergar sinergias e convergências, e isso nos moveu a nos unirmos”, contam Fabrício e Michele Censi.

A nova empresa CENSI FISA será uma S/A de capital fechado e será gerida por um Conselho de Administração, composto pelos sócios acionistas Fabrício Censi, Michele Censi, Daniel Zarth e Fabrício Zarth, além de um quinto membro externo, oriundo do mercado financeiro. A presidência executiva da CENSI FISA, por sua vez, estará à cargo do experiente Rodrigo Martins, paulista, com mais de 23 anos de Rossi Residencial SA no currículo, empresa da qual ocupou diversos cargos na diretoria executiva, inclusive de co-Presidente Executivo, antes de retornar ao Rio Grande do Sul, onde já havia atuado como diretor regional entre os anos de 1999 a 2009.

“É um privilégio estar à frente desse ambicioso plano de expansão delineado pelos acionistas para a CENSI FISA, com investimentos de porte tão significativos a serem geridos, e também é muito gratificante poder contar com um time de colaboradores e executivos tão experientes, técnica e academicamente diferenciados, o qual, com o apoio dos atuais diretores de ambas as empresas, pretendo integrar rapidamente”, destaca Rodrigo Martins. As duas empresas empregam cerca de 100 colaboradores diretos e, segundo Martins, esse número deve crescer de forma relevante “para sustentar o crescimento significativo que a CENSI FISA deve experimentar nos próximos anos”.

A estruturação da operação levou cerca de 7 meses e foi conduzida pela Bateleur, de Porto Alegre, especialista em fusões e aquisições.

(Visited 426 times, 2 visits today)