A dação é uma forma de oferecer seu imóvel atual como parte do pagamento de um novo que você queira comprar. Esse tipo de negociação é totalmente válido juridicamente, desde que não haja nenhuma ilegalidade na operação. Diante dessa possibilidade, você pode considerar realizar a dação do seu imóvel para comprar a residência dos seus sonhos. Dependendo da valorização, você pode realizar um grande negócio.

Em alguns casos, as construtoras ou imobiliárias até aceitam esperar que o cliente tente vender seu imóvel antes de fazer a dação. Quando isso ocorre, há um prazo preestabelecido para que a venda seja concretizada. Se ela não ocorrer, então você cede o bem em troca do abatimento de parte do valor da dívida. 

Pode ser ainda mais vantajoso realizar esforços para vender antes deste período, já que ele negocia sob o valor do mercado. Ao realizar a dação, o bem fica sujeito à valorização medida pela construtora ou empresa com a qual você esteja negociando. De qualquer forma, é uma boa alternativa para que você não tenha que adiar os planos de comprar o novo imóvel.

Como fazer a dação

É recomendável negociar somente com empresas confiáveis e idôneas, para evitar transtornos e prejuízos financeiros. Uma companhia séria do ramo imobiliário tem a experiência e conhecimento necessários para realizar esse tipo de negociação sem prejudicar o cliente. Afinal, é da empresa o maior interesse em manter sua credibilidade intacta. 

Além disso, uma construtora comprometida com a seriedade de seu negócio tende a ser mais justa com a avaliação do imóvel. 

Portanto, antes de realizar a dação, procure informações e tire todas as dúvidas. Um profissional certamente vai oferecer o auxílio necessário para que você realize um bom negócio. O acordo deve ser oficializado em contrato e registrado em cartório notarial e, posteriormente, de imóveis.

Valorização do imóvel para dação

Para garantir a valorização do seu apartamento ou da casa, é importante se atentar a alguns cuidados básicos. Em alguns fatores não há como interferir, como características do condomínio ou a localização. Mas ter cuidados com os pontos a seguir ajudam muito a compor o valor do imóvel:

  • Documentação regularizada
  • Manutenção de pias e torneiras
  • Infraestrutura de instalações hidráulicas e elétricas
  • Boas condições de pisos, acabamentos e pinturas interna e externa
  • Armários e outros móveis planejados em boas condições, quando houver

Tem alguma dúvida sobre dação de imóvel? Entre em contato com nossa equipe!

(Visited 46 times, 1 visits today)