Cozinhar, além de envolver o conhecimento preciso de técnicas, tem a ver com paixão e inspiração. A elaboração de uma refeição pode ser também uma forma de expressão pessoal, através da dedicação e primor. Por isso, ter uma cozinha devidamente equipada é essencial para propiciar o florescimento da prática de cozinhar.

 

Quer saber como ter uma cozinha digna de chef? Confira as dicas da Censi Fisa.

 

Funcionalidade

 

 

 

 

Antes de pensar em equipamentos, é preciso adequar o projeto da cozinha às reais necessidades dos moradores da casa. Seus hábitos e rotinas influenciam diretamente na concepção e disposição dos móveis e eletrodomésticos. Pensando nisso, o projeto deve favorecer a amplitude dos espaços e a circulação, bem como o fácil acesso aos objetos. Assim, a arte de cozinhar fica ainda mais prazerosa.

 

As cozinhas do tipo americana, que são integradas às áreas de estar da casa, são ideais para aproximar os convidados e estimular os bons momentos em almoços e jantares entre as pessoas mais queridas.

 

Iluminação

Para valorizar os espaços e superfícies da cozinha, uma iluminação meticulosa é de extrema importância. Para quem deseja produzir pratos elaborados e com cuidado, a iluminação deve ser concebida de maneira a abranger as superfícies. Numa boa cozinha não pode faltar uma luz que seja intensa e ao mesmo tempo acolhedora, por isso, um tom mais quente é indicado, pois a temperatura da cor não interfere na intensidade da luz.

 

A iluminação deve ser difusa e com pontos de luz específicos integrados ao mobiliário, como prateleiras e armários aéreos, para iluminar as bancadas e locais de preparo. Também é importante pensar numa boa circulação de ar — aposte numa coifa de boa qualidade.

 

Utensílios

 

O fogão, um dos principais itens para quem deseja cozinhar bem, deve atender as necessidades dos moradores. O ideal é ter um fogão com no mínimo cinco bocas, principalmente aqueles que possuem uma boca maior para o preparo de refeições elaboradas de uma panela só, como risotos e moquecas. Um bom conjunto de panelas deve ser de ferro e com cobertura de inox e fundo triplo, assim o calor é bem distribuído e o alimento é melhor cozido. Sempre tenha uma boa panela do tipo wok, que garante versatilidade no preparo dos alimentos.

 

Invista em facas de qualidade e tenha à disposição facas para diferentes tipos de carne, uma menor para legumes e frutas e uma serrada para pães. As tábuas mais indicadas são as de bambu, que acumulam menos bactérias e mau cheiro. Também tenha várias tábuas para usos específicos e para não contaminar os alimentos com outros sabores.

 

 

Tenha sempre um mixer, que vai facilitar o preparo e higienização além de, muitas vezes, dispensar o uso de um multiprocessador. O liquidificador mais indicado é o que tenha a jarra de vidro com uma potência de, ao menos, 900 watts. Para o preparo de receitas com ovos, é indispensável um bom fouet.

 

Leia também: Festas de final de ano? Saiba como montar uma adega na sua casa e ter sempre bons rótulos

 

Pronto, agora sua cozinha está pronta e equipada com requinte para o inspirar a criar os mais sofisticados pratos! Conheça os empreendimentos da Censi Fisa, concebidos com luxo e requinte que proporcionarão uma cozinha exclusiva e extraordinária!

(Visited 5 times, 1 visits today)