O planejamento da compra de um imóvel requer atenção e preparo para tudo correr conforme o esperado. Confira essas dicas que separamos para te ajudar a adquirir seu lar  com mais tranquilidade.

Organizar as finanças

O primeiro passo do planejamento é realizar uma organização na sua saúde financeira. Você pode utilizar uma planilha para lançar seus ganhos e gastos e, assim, compreender suas possibilidades. Comprar um imóvel não é um investimento muito barato, por isso é essencial ter conhecimento preciso das suas despesas e receitas.

Estabelecer metas para poupar

Economizar pode ser crucial no seu planejamento, principalmente se você concluiu no passo anterior que não anda sobrando o quanto você gostaria na conta bancária. Se o orçamento estiver muito apertado, talvez seja necessário um esforço maior para controlar os gastos. Analise a possibilidade de cortar despesas supérfluas.

Pense em perguntas como: quanto você precisa para a entrada do imóvel desejado? Em quanto tempo quer adquirir seu imóvel? Dentre outras questões que se encaixem na sua situação. Dessa forma fica mais fácil definir metas que realmente podem dar suporte ao planejamento.

Reservar recursos para custos extras

Lembre-se de que a compra de uma casa envolve gastos além do que o valor do próprio imóvel. Dependendo da característica da construção, existem custos diferenciados, que vão precisar da sua atenção na etapa do planejamento. Há diferenças na compra de apartamento na planta e um apartamento usado, por exemplo.

Se você ainda não tem nenhuma mobília ou eletrodomésticos, pode precisar de economias extras. Se precisar reformar o espaço também precisa pesquisar com antecedência os custos que terá, fazendo um levantamento médio do quanto vai precisar poupar.

Analisar as melhores formas e condições de pagamento

Esse passo é fundamental para definir os rumos do seu planejamento.  Procure se manter realista quanto aos seus objetivos para que o sonho de comprar seu imóvel realmente se concretize. Para isso, você pode avaliar as diversas formas de pagamento existentes, como financiamento, consórcios, à vista, dentre outras possibilidades.

Considere se um investimento a longo prazo se adapta às suas condições. Mas se puder realizar o pagamento à vista, pode ser uma excelente opção, já que você não vai precisar se preocupar com juros. Estude as opções disponíveis e converse com especialistas, se achar necessário, para tomar uma decisão consciente e realista.

Avaliar se é melhor comprar na planta, novo ou usado

O interessante de comprar um imóvel é que você tem diversas possibilidades, seja na forma de pagamento ou na escolha da casa nova. Cabe a você pesar os prós e contras de cada tipo de imóvel para suas condições. Um apartamento usado, por exemplo, pode ser mais barato, mas talvez você tenha que gastar com reformas.

Já em um apartamento novo você pode desfrutar de instalações que nunca foram usadas e uma estrutura moderna e até mais segura. Uma casa em condomínio ou apartamento na planta têm preços mais acessíveis e podem ser ideais para quem precisa de um tempo a mais para poupar até finalmente ter as chaves nas mãos.

A compra de um imóvel envolve muitos detalhes, que dependem do seu perfil e objetivos futuros. Só o planejamento pode te ajudar a realizar uma compra segura. Se você gostou de saber um pouco mais sobre como planejar a compra do seu novo imóvel, compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

Baixe aqui a planilha de planejamento para compra de seu novo imóvel! 

Gostou desta análise e está pensando em comprar um imóvel? Conheça nossas opções!

(Visited 34 times, 1 visits today)