O pão saindo do forno, aquela flor que é a sua preferida, a fruta da estação, o seu perfume favorito, o café sendo passado…. Ao ler cada frase acima, temos a certeza que o cheiro de cada um se fez presente. A isso, chamamos memória olfativa. E por que não causar essa mesma sensação ao se lembrar da sua casa? O espaço onde a gente mora também merece esse carinho.

Segundo a proprietária da Mi-Mo Aromas, Paula Cislaghi, a tendência é deixar a casa perfumada com o aroma de um ambiente a qual seu proprietário se identifica. Geralmente esses locais geram nas pessoas uma experiência agradável, e muitas vezes inesquecível que é capaz de reviver emoções já sentidas”, comenta. Ela revela muito mais na entrevista abaixo.

 

Qual tipo de cheiro mais procurado para aromatizar os lares?

Cada pessoa tem a sua personalidade própria e preferência e devem ser levados em conta. Os aromas de perfumes de lojas famosas estão em alta. Por aqui, figuram na lista de preferências os aromas amadeirados e herbais.

 

Cada ambiente pode ter um cheiro diferente ou é melhor padronizar?

Os ambientes podem ter sua própria personalidade e receber um aroma para cada uma. Nos lavabos e banheiros, geralmente são usados aromas de flores ou refrescantes que tem o poder bactericida e disfarçam odores desagradáveis, mas, acima de tudo, precisa ter um aroma característico de limpeza, como por exemplo, capim limão, eucalipto e hortelã.
Já em dormitórios, recomenda-se fragrâncias mais suaves e que tragam tranquilidade e paz para o ambiente. O chá branco, lavanda e cedro são perfeitos para estes ambientes.
O living já é um lugar bem dinâmico da casa. Nele, as pessoas recebem amigos, assistem TV, estudam e muitas vezes relaxam. Recomenda-se aromas mais leves e alegres como alecrim, amadeirados e grapefruit.

 

As estações do ano influenciam na escolha dos aromas?

Sim. As fragrâncias amadeiradas e secas são excelentes opções para o outono e inverno e trazem uma sensação de aconchego. Já para o verão as fragrâncias com notas cítricas, como limão siciliano, bergamota e pitanga são ótimas opções. Para primavera, inevitavelmente notas florais, como lavanda, jasmim e gardênia.

 

De que forma podemos aromatizar os ambientes? Com spray, óleos, varetas….

Sugerimos combinar os aromatizadores. Difusores de varetas são práticos, além de duráveis. Já os sprays podem ser usados para reforçar o aroma do ambiente ou até mesmo para remover alguns odores de pet, cigarro ou de comida.

Já as velas, além de dar um ar romântico e decorativo para o ambiente, perfumam também. O importante é não misturar cheiros no mesmo ambiente. Sachês também são uma ótima opção para perfumar armários, gavetas, sofás e até mesmo os carros.

 

Quais tipos devemos usar?

As opções de aromatizadores são inúmeras. Entre os principais podemos citar os difusores de varetas, velas aromáticas, os sprays e os sachês. Em alta na decoração de interiores, os difusores de varetas certamente são as opções mais procuradas e simples para perfumar o lar. Eles proporcionam um perfume prolongado além de decorar o ambiente. As varetas nas opções com adereços de pedras ou pérolas dão um toque todo especial e deixam o ambiente ainda mais elegante e charmoso.
Já o spray aromatizador é uma ótima opção quando se quer reforçar o aroma no ambiente. Você pode borrifá-los em tapetes, cortinas e almofadas para fixar ainda mais o aroma no espaço. Outro aspecto importante que deve se levar em conta é o tamanho do ambiente. Se optar pelo difusor de varetas, escolha o tamanho correto para cada espaço onde será usado. Para grandes ambientes como livings, halls ou dormitórios recomendamos um frasco especial, com maior abertura para exalar o perfume no ambiente. Para estas opções os refis são excelentes opções, além de mais econômicos.

 

Alguma dica para manter o perfume por mais tempo?

Para difusores de varetas é importante escolher frascos que atendam o tamanho dos ambientes. Para áreas pequenas, os frascos podem variar entre 100 a 300ml e ter uma abertura que caibam ao menos cinco varetas.
Já para salas ou halls, recomendamos um frasco de no mínimo 500ml com uma abertura que caibam ao menos oito varetas. Outra opção seria distribuir frascos menores pelo ambiente.
Lembre-se apenas de virar as varetas a cada dois ou três dias e sempre deixá-las em formato de leque para que o perfume se disperse constantemente.
Se optar pelo uso em spray, o ideal é borrifar quando for receber visitas ou antes de permanecer no ambiente. Essa é uma ótima opção para manter o perfume por mais tempo.

Quer saber mais sobre o assunto? A Mi-Mo Aromas pode te ajudar. Acesse http://mimoaromas.wixsite.com/mimo e confira.

(Visited 45 times, 1 visits today)