A faca é um dos utensílios mais utilizados na cozinha durante seu dia a dia. E, muitas vezes, o mesmo tipo é usado para cortar alimentos diferentes. Mas você sabia que existe o tipo certo de faca para cada função? Algumas servem sim para cortar alimentos diferentes. Já outras, são para um tipo específico de corte. Conheça quais são e para que servem as facas mais usadas na cozinha.

Faca do chefe

nedo_blog_011_facas_02

A faca do chefe é uma das mais populares entre os amantes de cozinha. Com uma lâmina curvada e que varia de 15 a 30 centímetros, foi feita para deslizar na tábua durante o corte. Essa é uma das que você não pode dispensar, pois pode ser usada para cortar diversos alimentos, desde frutas até carnes.

Faca Santoku

nedo_blog_011_facas_03

De origem japonesa, a Santoku é uma coringa na cozinha. Assim como a do chefe, serve para cortar alimentos em geral.  Seu nome significa “três virtudes”, pois sua lâmina é perfeita para cortar, picar e fatiar.

Faca Cutelo

nedo_blog_011_facas_04

A faca cutelo parece ter saído das mãos de um vilão de filme de terror. Mas não se assuste! Ela pode ser muito útil na cozinha, é ideal para cortar alimentos mais residentes e até mesmo ossos.

Faca Paring

nedo_blog_011_facas_05

A paring é uma faca que pode facilitar o seu dia-a-dia. Ela é multiuso e, por ser uma faca menor, é perfeita para descascar todos os tipos de vegetais. Além de também fazer trabalhos mais delicados e que exigem precisão, como limpar camarão.

Faca Boning

nedo_blog_011_facas_06

A faca boning possui uma lâmina fina e curvada, o que ajuda a ter mais controle na hora de fazer cortes precisos. É usada para separar carne de ossos e cortar frangos e peixes.

Faca serrilhada (faca de pão)

nedo_blog_011_facas_07

Esse é um modelo que você deve ter na sua casa. A faca serrilhada é muito popular pois é perfeita para cortar e fatiar o pão sem amassar ou quebrar. Por causa de suas serras, esta faca não precisa ser afiada e dura muito tempo.

Agora que você já sabe para que serve cada faca, faça um teste e veja como usar a lâmina certa faz seus pratos ficarem mais gostosos e bonitos, além de dar menos trabalho.

Mas atenção: como você já viu no blog, as facas são utensílios muito delicados e precisam de alguns cuidados.  Não se esqueça que facas cegas podem causar muitos acidentes, pois quando percebemos que a faca não está cortando, colocando mais força e acabamos cortando o dedo ao invés do alimento. Confira no vídeo como afiar suas facas em casa:

Então afie sua faca e bom corte!

 

Fonte: nedo.com.br

(Visited 29 times, 1 visits today)